ENFERMAGEM INTENSIVA

ENFERMAGEM INTENSIVA

sábado, 12 de março de 2011

SONDA NASOGÁSTRICA E NASOENTERAL

A passagem de sonda gastrointestinal é a inserção de uma sonda de plástico ou de borracha, flexível, pela boca ou pelo nariz, cujos objetivos são:

  1. Descomprimir o estômago
  2. Remover gás e líquidos
  3. Diagnosticar a motilidade intestinal
  4. Administrar medicamentos e alimentos
  5. Tratar uma obstrução ou um local com sangramento
  6. Obter conteúdo gástrico para análise
TIPOS DE SONDAS - As mais utilizadas são as sondas nasogástricas e nasoentérica, sendo as mais utilizadas para descompressão, aspiração e irrigação (lavagem): Levin, gástrica simples de Salem, para administração de alimentos e medicamentos: Levin, Dubhoff (com fio guia, utilizada para nasoentérica) e para controle de sangramento de varizes esofageanas a Blackmore.

Sonda de Levin - possui uma luz única, manufaturada com plástico ou borracha, com aberturas localizadas próxima à ponta; as marcas circulares contidas em pontos específicos da sonda servem como guia para sua inserção.

Sonda gástrica simples - É uma sonda naso-gástrica radiopaca de plástico claro, dotada de duas luzes, usada para descomprimir o estômago e mantê-lo vazio.

Sonda de DubhoffSonda utilizada com freqüência para alimentação enteral, sendo que como característica possui uma ponta pesada e flexível, apresentando um fio guia métalico interno sendo está sonda direcionada a porção trans-pilórica (jejuno e doudeno).

Sonda de Blackmore - é uma sonda utilizada especificamente para o tratamento de sangramentos de varizes esofageanas, possuindo três luzes com dois balões, sendo uma luz para insuflar o balão gástrico e outra para o balão esofageano.

  1. Orientação ao paciente sobre o procedimento
  2. Lavagem das mãos
  3. Reunir o material e levar até o paciente: sonda, copo com água, seringa de 20 ml, gazes, lubrificante hidrossolúvel (xylocaína geléia) esparadrapo, estetoscópio e luvas.
  4. Posicionar o paciente em Fowler (45º).
  5. Medir o comprimento da sonda: da ponta do nariz até a base da orelha e descendo até o final do apêndice xifóide, no caso da sondagem Nasoentérica será acrescido 10 cm abaixo do apêndice xifóide, marcando-se com uma tira de esparadrapo.
  6. Aplicar xilocaína gel anestésico na ponta da sonda cerca de 10 cm aproximadamente.
  7. Introduzir por uma narina, e após a introdução da parte lubrificada, flexionar o pescoço de tal forma que o queixo se aproxime do tórax. Solicitar para o paciente que faça movimentos de deglutição, durante a passagem da sonda pelo esôfago, observando se a mesma não está na cavidade bucal.
  8. Introduzir a sonda até a marca do esparadrapo.
  9. Fixar a sonda, após a confirmação do seu posicionamento.
                                                                             Fixação

      COMPROVAÇÃO DE CORRETO POSICIONAMENTO
  1. Teste da audição: colocar o diafragma do estetoscópio na altura do estômago do paciente e injetar rapidamente 20 cc de ar pela sonda, sendo que o correto é a audição do ruído característico.
  1. Aspiração do conteúdo: aspirar com uma seringa o conteúdo gástrico.confirmando o correto posicionamento, se com a aspiração quantidade de suco gástrico ou restos alimentares.
  1. Teste do borbulhamento: colocar a extremidade da sonda em um copo com água, sendo que se ocorrer borbulha, é sinal que está na traquéia caso contrario a sonda estará bem posicionada.
  1. Verificação de sinais: Importância para sinais como tosse, cianose e dispnéia.
ESPERO TER AJUDADO!!!ABRAÇOS...

 

8 comentários:

  1. Oi chefinho, que saudade!!!!!
    Gostei muito da iniciativa, muitos profissionais precisam se conectar mais com o meio em que vivem, e essa foi uma maravilhosa forma pra começar. Descobri que vc é do meu signo, mais uma coisa legal. Deus te abençoe, adorei as informações, mas queria que tivesse transformação de soro. Exemplo, soro glicosado a 5% para soro glicosado a 10%.
    Vou esperar anciosa a resposta. Bjks, Valeria......

    ResponderExcluir
  2. Olá meu irmão maravilhoso que a unção de nosso Jesus Cristo abençoe seu coração e suas conquistas.

    Te Amo!

    ResponderExcluir
  3. Valéria Obrigadoo por visitado o blog!!!Tão colocarei a transformação de soro..um grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Mano pela visita!!! Te amo demais...abraços.Beijos

    ResponderExcluir
  5. otimo comentario me ajudou muito
    leticia maria

    ResponderExcluir
  6. Identifiquei algumas inadequações e inconsistências nos procedimentos de enfermagem, que se mal interpretadas podem colocar a segurança do usuário em risco. Recomendo que busquem fontes de dados mais confiáveis, como exemplos:
    http://www.coren-df.org.br/portal/images/pdf/Manual%20de%20Procedimentos%20em%20Enfermagem.pdf
    http://periodicos.saude.gov.br/
    http://evidenciassp.bvs.br/php/index.php

    ResponderExcluir
  7. Ana luisa gostaria de saber quais foram as inadequações...

    ResponderExcluir
  8. NOSSA
    amei sua explicacao que Deus CONTINUE TE ABENCOANDO PARA NOS ENCINAR,MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir